Cãimbras

Cãimbras

Cãimbras são contracções involuntárias e dolorosas de um músculo, devido à acumulação de acudo láctico. Assim que se começarem a sentir devem parar, respirar fundo e massajar bem a zona.

Líquidos e Sódio

Apesar de existirem muitas causas para cãimbras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser factores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e acções que levam ao movimento nos músculos. Por isso a falta de sódio e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento “brusco” podem fazer com que o músculo se contraia e se contorça incontrolavelmente.

Minerais

Durante muito tempo atletas atribuíram cãimbras à falta, no organismo, de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãimbras.
As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos durante a alimentação. Consequentemente a falta de um desses minerais é rara.

Outras causas potenciais

Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são factores que favorecem a ocorrência de cãimbras.

Prevenir cãimbras

Previne as cãimbras antes que elas apareçam:

1- Bebe muitos líquidos para ficar hidratado durante o exercício;

2- Repõe os níveis de sódio durante os intervalos de esforço intenso e transpiração abundante com uma bebida desportiva, por exemplo;

3- Assegura uma recuperação nutricional adequada (atenção ao sal) e descansa os músculos após um treino intenso ( 1-2 dias);

Soluções rápidas para cãimbras

Quando as cãimbras aparecerem durante um exercício ou competição:

1- Alongar. Como as cãimbras são normalmente relacionadas à má circulação de sangue no músculo, deve-se alongar de forma a que o sangue flua facilmente no músculo;

2- Massaja a área. Esfregar o músculo afectado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área;

3- Estimula a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham sódio irão rapidamente trazer melhoras.

Fruta que o atleta deve comer sempre: banana

Deve ser consumida pelo menos 1 hora antes do exercício (para prevenção de cãimbras devido à falta de minerais) e outra durante o exercício (para reposição de energia e depois para baixar os níveis de cortisol, responsável pela perda de massa muscular depois de exercícios intensos).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s